Curiosidades Sobre o Diamante

COMO A PUREZA DO DIAMANTE AFETA NA SUA APARÊNCIA?

A escala de pureza de um diamante nos informa quantas, quão visíveis e quão grandes são as inclusões e manchas (internas e externas) de um diamante.

Quanto menos inclusões tiver um diamante, mais “limpo” ele parece ser e mais luz pode passar por ele, fazendo-o brilhar.

Por outro lado, quanto mais inclusões, mais turvo o diamante. Se um diamante tem muitas inclusões, essas “falhas” diminuem a beleza da pedra e bloqueiam a luz, fazendo com que seja um diamante pouco brilhante.

ESCALA DA COR DO DIAMANTE

Quando falamos sobre a cor do diamante estamos nos referindo o quão branco ou incolor é essa gema. De acordo com o GIA, diamantes são classificados de D a Z, sendo D o mais incolor, e Z o que contém um tom marrom ou amarelo notável a olho nu.

O preço dos diamantes reflete significativamente essas classificações, por isso, como recomendação geral, ao comprar um diamante, solicite a assistência de um especialista para garantir que você esteja pagando um valor equivalente a gema a ser adquirida.

O QUE SÃO IMITAÇÕES DE DIAMANTES?

Uma imitação de diamante é uma gema com características semelhantes às de um diamante.

Eles são usados na joalheria para imitar diamantes, apesar de terem estruturas químicas completamente diferentes.

Algumas imitações de diamantes são gemas naturais, mas também existem algumas que são criadas artificialmente em laboratórios.

As mais populares imitações de diamantes são a Zircônia Cubica, a Zircônia, a Moisanita, o Espinélio e a Safira Branca.

COMO RECONHECER UMA IMITAÇÃO DE DIAMANTE?

Seguem abaixo algumas características que diferem uma imitação de diamante de um verdadeiro:

DUREZA
Essa é a diferença mais importante entre uma imitação e um diamante real. Imitações jamais chegam perto de diamantes reais em relação a dureza. Eles racham, riscam e quebram muito mais facilmente.

BRILHO
Muitas imitações exibem um brilho mais colorido do que os diamantes verdadeiros.Embora essa característica não seja válida para todas as alternativas, ela pode ajudar a distinguir um diamante da Zircônia Cúbica, da Moisanita, entre outras.

PUREZA
Já que algumas imitações são criadas artificialmente, essas normalmente não possuem inclusões internas. Em comparação, diamantes verdadeiros possuem inclusões na sua estrutura que fazem parte de sua natureza.

COR
A maioria das imitações são completamente incolores. Se colocada uma imitação ao lado de um diamante verdadeiro, a imitação parecerá muito mais clara e branca em comparação ao diamante original.

CONJUNTO
Imitações normalmente são usadas em peças de bijuteria e dificilmente você encontrará uma Zircônia, por exemplo, sendo usada em uma peça ouro. Muito provavelmente estará em uma peça de prata ou apenas banhada a ouro.

VALOR
Talvez seja o sinal mais evidente de que a pedra é uma imitação. Você jamais encontrará um diamante completamente incolor de 1ct por poucas centenas de dólares, mas é completamente possível encontrar uma imitação por esse valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *