Como a Pureza do Ouro é Medida?

A pureza do ouro é medida pelo sistema de quilates (Karat em inglês), que foi desenvolvido para medir a proporção de ouro puro com relação a outros metais ou ligas presentes em uma joia.

Muito cuidado para não confundir o termo quilate, pois traduzido do inglês pode significar “Karat” ou “Carat”, que soam muito parecidos, porém essas duas medidas são completamente diferentes. O sistema Karat é usado para medir a pureza do ouro, enquanto o Carat, com C, é a unidade de massa usada para pesar diamantes e outras pedras preciosas.

O nome quilate, referente a Karats e abreviado como “k”, “K” ou “Kt”, é medido em uma escala de 0 a 24, sendo a última a forma mais pura do ouro, quando ele não é misturado a nenhum outro metal ou liga. Quanto maior a quilatagem (k), mais puro é o ouro. Veja a imagem abaixo para conhecer as ligas de ouro utilizadas em cada joia.

No atelier Alessandra Semeoni utilizamos apenas a liga 18k, uma liga um pouco mais dura e a ideal para produção de joias. O ouro é um metal muito mole e se for usado em uma quilatagem (k) maior para acessórios, pode amassar e avariar muito facilmente.

Deixe um comentário